Saltar para o conteúdo

Serviço Regional de Estatística dos Açores

Movimento de Passageiros Aéreos – agosto 2025

No mês de agosto de 2025 desembarcaram 320 860 passageiros nos aeroportos dos Açores, verificando-se um acréscimo homólogo de 4,3%. Nos voos interilhas desembarcaram 152 087 passageiros (acréscimo homólogo de 5,8%), nos voos territoriais 114 508 passageiros (acréscimo homólogo de 3,9%) e nos voos internacionais 54 265 passageiros (acréscimo homólogo de 1,3%).

O número de passageiros embarcados, nos aeroportos dos Açores, atingiu os 331 488 no mês de agosto, verificando-se um acréscimo homólogo de 4,5%. Nos voos interilhas embarcaram 152 089 passageiros (acréscimo homólogo de 5,5%), nos voos territoriais 120 906 passageiros (acréscimo homólogo de 5,8%) e nos voos internacionais 58 493 passageiros (decréscimo homólogo de 0,7%).

Quadro 1 – Movimento de passageiros nos aeroportos dos Açores, por tipo de voo

Figura 1 – Desembarque de passageiros nos aeroportos dos Açores

Nos aeroportos dos Açores, em agosto, os passageiros desembarcados verificaram-se com maior intensidade em voos interilhas (47,4% do total de passageiros desembarcados), seguindo-se os desembarcados em voos territoriais (35,7%) e os desembarcados em voos internacionais (16,9%).

Figura 2 – Desembarque de passageiros nos aeroportos dos Açores, por tipo de voo – 2025

Por ilha, todas apresentaram variação homóloga mensal positiva no desembarque de passageiros aéreos:
Graciosa (12,3%), Corvo (9,7%), Pico (9,3%), São Jorge (6,0%), Faial (5,0%), São Miguel (4,7%), Flores (4,3%), Terceira (1,5%) e Santa Maria (0,8%).

Neste mês, a ilha de São Miguel, com 182 348 passageiros desembarcados, concentrou 56,8% do total de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores, seguindo-se as ilhas Terceira, com 64 627 (20,1% do total), Faial, com 22 437 (7,0% do total), e Pico, com 18 777 (5,9% do total).

Figura 3 – Desembarque de passageiros aéreos, por ilha, no mês de referência

Quadro 2 – Passageiros aéreos desembarcados por ilha

Nota metodológica

O Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) divulga, num único destaque mensal de Transportes Aéreos, informação sobre os passageiros embarcados e desembarcados nos aeroportos dos Açores, por tipo de voo, e de passageiros aéreos desembarcados por ilha.

Voos interilhas – Voos com origem e destino na Região Autónoma dos Açores.

Voos territoriais – Voos com origem em Portugal Continental ou na Região Autónoma da Madeira e com destino à Região Autónoma dos Açores, ou vice-versa.

Voos internacionais – Voos com origem fora de Portugal e com destino à Região Autónoma dos Açores, ou vice-versa.

Partilhar:

Mais destaques

Consulte outros destaques recentes.

Pesca – novembro 2025