O Indicador de Atividade Económica, para os Açores, registou um aumento homólogo de 1,8%.
No mês de maio de 2025, o Indicador de Atividade Económica para os Açores (IAE-Açores) apresentou um aumento de 1,8% face ao mês homólogo do ano anterior.
Este valor é ligeiramente superior ao registado no mês anterior, como é visível no quadro e gráficos a
seguir apresentados.
Quadro 1 – IAE-Açores (taxa de variação homóloga, em %)
Figura 1 – IAE-Açores: 2022 – 2025 (taxa de variação homóloga, em %)
Figura 2 – IAE-Açores (taxa de variação homóloga, em %)
Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia. Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.
A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à atualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade.
Nota metodológica
O IAE-Açores é um indicador compósito coincidente, construído para acompanhar a evolução do estado geral da economia regional no curto prazo, a partir de séries de referência escolhidas como proxy da atividade económica regional.
As séries utilizadas na construção deste Indicador são: “Leite entregue nas fábricas”, “Gado Abatido”, “Pesca Descarregada”, “Produção de Energia”, “Produção de Produtos Lácteos”, “Consumo de Energia na Indústria”, “Venda de Cimento”, “Empregados na Construção Civil”, “Passageiros Desembarcados Via Aérea”, “Dormidas na HT, TER e AL”, “Empréstimos Bancários”, “Operações TPA” e “Operações nos Caixas Automáticos”.
Os dados apresentados são valores ajustados de sazonalidade, calibrados pela variação do PIB e alisados pelo método de médias móveis de 3 meses.


