Saltar para o conteúdo

Serviço Regional de Estatística dos Açores

Sobre nós

Quem somos

O Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) tem um duplo estatuto: por um lado, funciona como autoridade estatística, para as estatísticas oficiais de interesse exclusivo da Região Autónoma dos Açores; por outro, funciona como delegação do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE), para as estatísticas oficiais de âmbito nacional.

O SREA, no exercício das suas atribuições, rege-se pelos princípios da independência técnica, do segredo estatístico, da qualidade e da acessibilidade estatística.

Missão

O SREA tem por missão a produção e divulgação de informação estatística oficial de qualidade, contribuindo para a cidadania e para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento e em mudança.

Organização

O SREA está estruturado de forma a garantir uma abordagem eficiente e especializada em diversas áreas da estatística. Em particular, de acordo com a sua orgânica definida no Decreto Regulamentar Regional n.º 16/2024/A, de 12 de novembro, o SREA é composto por várias unidades orgânicas que se focam nas estatísticas económicas, das empresas, demográficas e sociais, bem como na gestão de dados e na difusão e comunicação de informação estatística.

Organograma do Serviço Regional de Estatística dos Açores. No topo está o Diretor do SREA, seguido dos Núcleos do Faial e de São Miguel, das Direções de Serviços de Estatísticas Económicas e Demográficas com respetivas divisões, e ainda da Unidade de Planeamento, Unidade de Sistemas de Informação e Gabinete de Estudos
Organograma do Serviço Regional de Estatística dos Açores. No topo está o Diretor do SREA, seguido dos Núcleos do Faial e de São Miguel, das Direções de Serviços de Estatísticas Económicas e Demográficas com respetivas divisões, e ainda da Unidade de Planeamento, Unidade de Sistemas de Informação e Gabinete de Estudos.

História do SREA

1980
Criação do SREA pelo Decreto-Lei n.º 124/80, de 17 de maio, sucedendo às delegações do INE em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta. Assumiu o duplo estatuto de delegação do INE e de órgão central de estatística da Região Autónoma dos Açores.

1980 – 1990
Desenvolvimento dos primeiros projetos regionais, expandindo a atividade estatística em áreas económicas e sociais.

2000 – 2015
Reforço da produção estatística regional e aposta na cooperação internacional, com participação em projetos europeus de estatística regional.

  • 2007
    Lançamento do Portal do SREA (reformulado em 2016 e em 2025), reforçando a transparência e acessibilidade à informação estatística oficial.
  • 2013
    Aprovação da Lei do Sistema Estatístico Nacional (Lei n.º 22/2008, de 13 de maio), a qual consolidou o papel do SREA, designadamente elevando-o a Autoridade Estatística.

2015-presente
Modernização dos processos de recolha (inquéritos online via WebReg), bem como adição de novos indicadores económicos e sociais, garantindo que o SREA continua a ser uma referência na produção e difusão de estatísticas oficiais, assegurando qualidade, independência e utilidade pública para o desenvolvimento dos Açores.

Planeamento e Gestão

Consulte os relatórios e planos do SREA

Descubra como o SREA tem promovido transparência e rigor estatístico ao longo dos anos nos seus Planos e Relatórios de Atividades, Contas, Avaliações e projetos estratégicos.

Legislação e Políticas

Conheça a legislação e as políticas do internas do SREA

Pode consultar decretos lei, regulamentos e relativos às estatísticas e Região Autónoma dos Açores, assim como as políticas internas, códigos de conduta e protocolos do SREA

Partilhar: