Operações em TPA e CA – setembro 2026
As compras nos Açores, em setembro, com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) totalizaram cerca de 202,0 milhões de euros, registando-se um acréscimo homólogo de 7,6%.
Os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram, em setembro, aproximadamente 44,2 milhões de euros, verificando-se um decréscimo homólogo de 4,6%.
No terceiro trimestre de 2026, as compras efetuadas com recurso a TPA, nos Açores, totalizaram um valor acumulado de 670,2 milhões de euros, verificando-se uma variação trimestral homóloga positiva de 6,5%, enquanto os levantamentos em CA atingiram um valor acumulado de 147,2 milhões de euros, registando-se uma variação trimestral homóloga negativa de 4,8%.
As compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em setembro de 2026, nos Açores, aproximadamente 202,0 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 7,6%. Destes, cerca de 166,6 milhões de euros foram de compras efetuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 7,7%, e cerca de 35,4 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, o que traduz um acréscimo homólogo de 7,5%.
No terceiro trimestre de 2026, as compras efetuadas com recurso a TPA, nos Açores, totalizaram um valor acumulado de 670,2 milhões de euros, verificando-se uma variação trimestral homóloga positiva de 6,5%.
Quadro 1 – Compras em Terminais de Pagamento Automático (TPA), nos Açores

Os levantamentos em CA atingiram, em setembro, nos Açores, aproximadamente 44,2 milhões de euros, a que corresponde um decréscimo homólogo de 4,6%. Destes, cerca de 41,2 milhões de euros foram de levantamentos nacionais, o que representa igualmente uma variação homóloga negativa de 4,6%, e cerca de 3,0 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que traduz um decréscimo homólogo de 4,1%.
Adicionalmente, em setembro de 2026, os pagamentos de serviços em CA totalizaram cerca de 7,9 milhões de euros, apresentando um decréscimo homólogo de 10,9%.
No terceiro trimestre de 2026, os levantamentos em CA, nos Açores, totalizaram um valor acumulado de 147,2 milhões de euros, registando-se uma variação trimestral homóloga negativa de 4,8%. Os pagamentos de serviços em CA totalizaram um valor trimestral de 24,2 milhões de euros, verificando-se um decréscimo trimestral homólogo de 6,3%.
Quadro 2 – Levantamentos em Caixas Automáticos (CA), nos Açores

Em setembro de 2026, o conjunto das compras em TPA e levantamentos em CA, realizadas nos Açores, totalizaram aproximadamente 246,1 milhões de euros, registando-se uma variação homóloga positiva de 5,2%.
No cômputo das compras e dos levantamentos efetuados em setembro, todas as ilhas registaram variações homologas positivas: Santa Maria (+13,1%), Pico (+9,7%), Terceira (+7,1%), Faial (+5,1%), São Miguel (+4,2%), Flores (+3,9%), Graciosa (+3,2%), Corvo (+2,7%) e São Jorge (+2,0%).
Neste mês, nas compras em TPA e levantamentos em CA, destacou-se a ilha de São Miguel, com 145,6 milhões de euros (concentrando 59,2% do valor total destas operações), seguindo-se as ilhas Terceira, com 50,6 milhões de euros (20,5%), Pico, com 14,3 milhões de euros (5,8%), Faial, com 13,9 milhões de euros (5,7%), São Jorge, com 10,1 milhões de euros (4,1%), Santa Maria, com 5,0 milhões de euros (2,0%), Graciosa, com 3,2 milhões de euros (1,3%), Flores, com 3,1 milhões de euros (1,3%), e Corvo, com 0,3 milhões de euros (0,1%).
No terceiro trimestre de 2026, o conjunto das compras em TPA e levantamentos em CA, realizadas nos Açores, totalizaram aproximadamente 817,4 milhões de euros, registando-se uma variação homóloga trimestral positiva de 4,2%.
Quadro 3 – Compras em TPA e Levantamentos em CA, nos Açores e por ilha

O volume de compras nacionais em TPA e levantamentos nacionais em CA, nos últimos 12 meses, representou 88,5% do total de compras e levantamentos.
Figura 1 – Evolução das compras e levantamentos por origem do meio de pagamento (milhares de euros)

Nota metodológica
O Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) divulga, a cerca de 30 dias, um único destaque mensal sobre os movimentos em Terminais de Pagamento Automático (TPA) e Caixas Automáticos (CA), com informação sobre Compras TPA, Levantamentos CA e Pagamento de Serviços CA realizados na Região Autónoma dos Açores.
Caixa Automático (CA): Equipamento automático que permite aos titulares de cartões bancários com banda magnética e/ou chip aceder a serviços disponibilizados a esses cartões, designadamente, levantar dinheiro de contas, consultar saldos e movimentos de conta, efetuar transferências de fundos e depositar dinheiro.
Cartão Bancário: Cartão para pagamento eletrónico que é emitido por uma instituição financeira (como por exemplo um banco) e permite aceder aos serviços financeiros oferecidos ao titular do cartão pela instituição.
Compras: Tipo de operação que permite ao utilizador adquirir um bem ou um serviço através de um cartão de marca aceite no TPA.
Levantamentos: Tipo de operação que permite, ao titular de um cartão de pagamento aceite na rede, retirar notas da conta de pagamento associada ao cartão, a qualquer hora e a qualquer momento.
Multibanco: Marca da rede integrada de Caixas Automáticos e de Terminais de Pagamento que disponibiliza mais de 60 serviços, desde o levantamento de dinheiro a pagamentos de serviços, carregamentos de telemóvel, transferências, consultas, compras, entre outras. Para ter acesso a estes serviços basta possuir um cartão bancário, com vertente MB, de um banco que opere em Portugal, seja aderente do sistema e partilhe a infraestrutura da rede.
Pagamento de serviços: Tipo de operação disponibilizado aos titulares da rede MULTIBANCO a possibilidade de pagarem faturas de milhares de fornecedores, a qualquer hora e em qualquer lugar, através das referências MULTIBANCO. Este método de pagamento é muito utilizado, devido à comodidade e segurança que esta operação oferece. Desde 1989 que pode fazer os pagamentos de faturas de eletricidade, água, telefone, seguro, entre outras à distância de um MULTIBANCO.
Terminais de Pagamento Automático (TPA): Terminal existente num estabelecimento comercial (ponto de venda) que permite a utilização de cartões bancários para efetuar pagamentos.
A informação apresentada neste destaque tem subjacente os seguintes critérios internos adotados pela SIBS: a informação abrange as operações realizadas em Terminais de caixa automático (CA) em toda a rede SIBS, e não apenas na rede MULTIBANCO; as operações nos canais digitais/online são igualmente consideradas na informação divulgada.
Por razões de arredondamento, os totais podem não corresponder à soma das parcelas indicadas.
Sinais Convencionais
– – Dado nulo ou não aplicável
x – Dado não disponível