As compras nos Açores, em fevereiro, com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) totalizaram cerca de 150,1 milhões de euros, registando-se um acréscimo homólogo de 5,2%.
Os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram aproximadamente 38,3 milhões de euros, verificando-se um decréscimo homólogo de 4,6%.
As compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em fevereiro de 2026, nos Açores, aproximadamente 150,1 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 5,2%. Destes, cerca de 139,3 milhões de euros foram de compras efetuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 6,5%, e cerca de 10,8 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, o que traduz uma diminuição homóloga de 9,2%.
Quadro 1 - Compras em Terminais de Pagamento Automático (TPA), nos Açores
Os levantamentos em CA atingiram no mesmo mês, nos Açores, aproximadamente 38,3 milhões de euros, a que corresponde um decréscimo homólogo de 4,6%. Destes, cerca de 37,3 milhões de euros foram de levantamentos nacionais, o que representa uma variação homóloga negativa de 4,5%, e cerca de 1,0 milhão de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que traduz um decréscimo homólogo de 7,8%.
Quadro 2 - Levantamentos em Caixas Automáticos (CA), nos Açores
Adicionalmente, em fevereiro de 2026, os pagamentos de serviços em CA totalizaram cerca de 7,6 milhões de euros, apresentando um decréscimo homólogo de 9,5%.
Em fevereiro de 2026, o conjunto das compras em TPA e levantamentos em CA, realizadas nos Açores, totalizaram aproximadamente 188,4 milhões de euros, registando-se uma variação homóloga positiva de 3,0%.
No total das compras e dos levantamentos efetuados em fevereiro, a generalidade das ilhas registou uma variação homóloga positiva: Pico (+6,9%), Terceira (+4,4%), Faial (+3,0%), São Miguel (+2,8%), Flores (+2,3%) e Santa Maria (+1,2%). Por outro lado, três ilhas apresentaram variações homólogas negativas: Corvo (‑3,1%), São Jorge (-2,1%) e Graciosa (‑0,2%).
Neste mês, nas compras em TPA e levantamentos em CA (valores aproximados), destacou-se a ilha de São Miguel, com 112,7 milhões de euros, concentrando 59,8% do total destas operações, seguindo-se as ilhas Terceira, com 40,6 milhões de euros (21,5%), Faial, com 10,3 milhões de euros (5,5%), Pico, com 9,2 milhões de euros (4,9%), São Jorge, com 7,6 milhões de euros (4,0%), Santa Maria, com 3,4 milhões de euros (1,8%), Graciosa, com 2,5 milhões de euros (1,3%), Flores, com 1,9 milhões de euros (1,0%) e Corvo, com 207,1 milhares de euros (0,1%).
Quadro 3 - Compras em TPA e Levantamentos em CA, nos Açores e por ilha
O volume de compras nacionais em TPA e levantamentos nacionais em CA, nos últimos 12 meses, representou 88,1% do total de compras e levantamentos.
Figura 1 - Evolução das compras e levantamentos por origem do meio de pagamento (milhares de euros)
NOTA METODOLÓGICA
O Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) divulga, a cerca de 30 dias, um único destaque mensal sobre os movimentos em Terminais de Pagamento Automático (TPA) e Caixas Automáticos (CA), com informação sobre Compras TPA, Levantamentos CA e Pagamento de Serviços CA realizados na Região Autónoma dos Açores.
Caixa Automático (CA): Equipamento automático que permite aos titulares de cartões bancários com banda magnética e/ou chip aceder a serviços disponibilizados a esses cartões, designadamente, levantar dinheiro de contas, consultar saldos e movimentos de conta, efetuar transferências de fundos e depositar dinheiro.
Cartão Bancário: Cartão para pagamento eletrónico que é emitido por uma instituição financeira (como por exemplo um banco) e permite aceder aos serviços financeiros oferecidos ao titular do cartão pela instituição.
Compras: Tipo de operação que permite ao utilizador adquirir um bem ou um serviço através de um cartão de marca aceite no TPA.
Levantamentos: Tipo de operação que permite, ao titular de um cartão de pagamento aceite na rede, retirar notas da conta de pagamento associada ao cartão, a qualquer hora e a qualquer momento.
Multibanco: Marca da rede integrada de Caixas Automáticos e de Terminais de Pagamento que disponibiliza mais de 60 serviços, desde o levantamento de dinheiro a pagamentos de serviços, carregamentos de telemóvel, transferências, consultas, compras, entre outras. Para ter acesso a estes serviços basta possuir um cartão bancário, com vertente MB, de um banco que opere em Portugal, seja aderente do sistema e partilhe a infraestrutura da rede.
Pagamento de serviços: Tipo de operação disponibilizado aos titulares da rede MULTIBANCO a possibilidade de pagarem faturas de milhares de fornecedores, a qualquer hora e em qualquer lugar, através das referências MULTIBANCO. Este método de pagamento é muito utilizado, devido à comodidade e segurança que esta operação oferece. Desde 1989 que pode fazer os pagamentos de faturas de eletricidade, água, telefone, seguro, entre outras à distância de um MULTIBANCO.
Terminais de Pagamento Automático (TPA): Terminal existente num estabelecimento comercial (ponto de venda) que permite a utilização de cartões bancários para efetuar pagamentos.
A informação apresentada neste destaque tem subjacente os seguintes critérios internos adotados pela SIBS: a informação abrange as operações realizadas em Terminais de caixa automático (CA) em toda a rede SIBS, e não apenas na rede MULTIBANCO; as operações nos canais digitais/online são igualmente consideradas na informação divulgada.
Por razões de arredondamento, os totais podem não corresponder à soma das parcelas indicadas.
SINAIS CONVENCIONAIS
– – Dado nulo ou não aplicável
x – Dado não disponível



