Saltar para o conteúdo

Serviço Regional de Estatística dos Açores

Operações em TPA e CA – dezembro 2025

 

Em dezembro, as compras nos Açores com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram o valor global de 189,5 milhões de euros, registando um acréscimo homólogo de 6,0%.
Os levantamentos em Caixas Automáticos (CA), em dezembro, atingiram o montante total de 49,1 milhões de euros, verificando-se um decréscimo homólogo de 5,1%.
Em 2025, as compras efetuadas com recurso a TPA nos Açores totalizaram um valor acumulado superior a 2.168,4 milhões de euros, verificando-se uma variação anual homóloga positiva de 8,3%, e os levantamentos em CA atingiram 562,8 milhões de euros, registando uma variação anual homóloga negativa de 3,8%.

As compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em dezembro de 2025, nos Açores, o montante de 189,5 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 6,0%. Destes, cerca de 181,4 milhões de euros foram de compras efetuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 6,8%, e cerca de 8,1 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, o que traduz um decréscimo homólogo de 9,5%.

Os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, no mês em referência para os Açores, totalizaram cerca de 2,7 milhões de euros, representando uma variação homóloga positiva de 48,3%.

No cômputo global de 2025, as compras efetuadas com recurso a TPA, nos Açores, totalizaram um valor acumulado superior a 2.168,4 milhões de euros, verificando-se uma variação anual homóloga positiva de 8,3%. Os pagamentos de serviços em TPA, em 2025, registaram um valor acumulado de 34,3 milhões de euros, registando-se um acréscimo anual homólogo de 75,3%.

Quadro 1 - Movimentos nos Terminais de Pagamento Automático (TPA)

Os levantamentos em CA atingiram em dezembro de 2025, nos Açores, o montante de 49,1 milhões de euros, a que corresponde um decréscimo homólogo de 5,1%. Destes, cerca de 48,1 milhões de euros foram de levantamentos nacionais, o que representa uma variação homóloga negativa de 4,7%, e cerca de 1,1 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que traduz um decréscimo homólogo de 18,7%.

Os pagamentos de serviços em CA, no mês em referência para os Açores, totalizaram cerca de 8,3 milhões de euros, apresentando um decréscimo homólogo de 5,2%.

Numa análise anual, em 2025, os levantamentos em CA, nos Açores, totalizaram um valor acumulado de 562,8 milhões de euros, registando-se uma variação anual negativa de 3,8%. Os pagamentos de serviços em CA, em 2025, totalizaram um valor acumulado de 104,1 milhões de euros, verificando-se um acréscimo anual homólogo de 2,5%.

Quadro 2 - Movimentos nos Caixas Automáticos (CA)

O conjunto das compras em TPA e levantamentos em CA, realizadas nos Açores em 2025, totalizaram um valor acumulado superior a 2,7 mil milhões de euros, registando-se uma variação anual homóloga positiva de 5,6%. Para o total da soma das compras e dos levantamentos, todas as ilhas apresentaram variação anual homóloga positiva: Graciosa (+7,0%), São Jorge (+6,8%), Faial (+6,7%), Pico (+6,6%), São Miguel (+5,9%), Terceira (+4,2%), Santa Maria (+3,5%), Flores (+2,7%) e Corvo (+2,1%).


O volume de compras e levantamentos nacionais representou 88,0% do total de compras e levantamentos no ano de 2025

 

Figura 1 - Evolução das compras e levantamentos por origem do meio de pagamento (milhares de euros)

Nota metodológica

O Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) divulga, a cerca de 30 dias, um único destaque mensal sobre os movimentos em Terminais de Pagamento Automático (TPA) e Caixas Automáticos (CA), com informação sobre Levantamentos CA, Compras TPA e Pagamento de Serviços (TPA e CA) realizados na Região Autónoma dos Açores.

Caixa Automático (CA): Equipamento automático que permite aos titulares de cartões bancários com banda magnética e/ou chip aceder a serviços disponibilizados a esses cartões, designadamente, levantar dinheiro de contas, consultar saldos e movimentos de conta, efetuar transferências de fundos e depositar dinheiro.

Cartão Bancário: Cartão para pagamento eletrónico que é emitido por uma instituição financeira (como por exemplo um banco) e permite aceder aos serviços financeiros oferecidos ao titular do cartão pela instituição.
Compras: Tipo de operação que permite ao utilizador adquirir um bem ou um serviço através de um cartão de marca aceite no TPA.

Levantamentos: Tipo de operação que permite, ao titular de um cartão de pagamento aceite na rede, retirar notas da conta de pagamento associada ao cartão, a qualquer hora e a qualquer momento.

Multibanco: Marca da rede integrada de Caixas Automáticos e de Terminais de Pagamento que disponibiliza mais de 60 serviços, desde o levantamento de dinheiro a pagamentos de serviços, carregamentos de telemóvel, transferências, consultas, compras, entre outras.

Terminais de Pagamento Automático (TPA): Terminal existente num estabelecimento comercial (ponto de venda) que permite a utilização de cartões bancários para efetuar pagamentos.

A informação apresentada neste destaque tem subjacente os seguintes critérios internos adotados pela SIBS: a informação abrange as operações realizadas em Terminais de caixa automático (CA) em toda a rede SIBS, e não apenas na rede MULTIBANCO; as operações nos canais digitais/online são igualmente consideradas na informação divulgada.

Por razões de arredondamento, os totais podem não corresponder à soma das parcelas indicadas.

Sinais convencionais

– – Dado nulo ou não aplicável
x – Dado não disponível

Próxima data de divulgação: 23 de Fevereiro de 2026

Partilhar:

Mais destaques

Consulte outros destaques recentes.