As compras nos Açores, em março, com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram o valor global de 159,3 milhões de euros, registando um acréscimo homólogo de 7,6%.
Os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram o montante total de 43,6 milhões de euros, verificando-se um decréscimo homólogo de 5,0%.
As compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em março de 2025, nos Açores, o montante de 159,3 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 7,6%. Destes, cerca de 143,6 milhões de euros são de compras efetuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 7,5%, e cerca de 15,7 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, o que representa um aumento homólogo de 8,7%.
Os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 3,3 milhões de euros, representando uma variação homóloga positiva de 122,6%.
No 1.º trimestre do ano ocorreu uma variação homóloga positiva de 8,0% nas compras com recurso a TPA. Em relação aos pagamentos de serviços realizados neste trimestre, foi registado uma variação positiva de 63,1% comparativamente com o mesmo período do ano anterior.
Quadro 1 – Movimentos nos Terminais de Pagamento Automático (milhares de euros).
Os levantamentos em CA atingiram no mês de março, nos Açores, o montante de 43,6 milhões de euros, a que corresponde um decréscimo homólogo de 5,0%. Destes, cerca de 42,1 milhões de euros são de levantamentos nacionais, o que representa uma variação homóloga negativa de 5,3%, e cerca de 1,6 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que representa um acréscimo homólogo de 3,0%.
Os pagamentos de serviços em CA totalizaram cerca de 9,5 milhões de euros, apresentando um aumento homólogo de 15,2%.
No 1.º trimestre do ano, os levantamentos em CA registaram uma variação homóloga negativa de 5,2%. Em relação aos pagamentos de serviços em CA realizados no mesmo trimestre, verificou-se uma variação positiva de 11,6% comparativamente com o mesmo período do ano anterior.
Quadro 2 – Movimentos nos Caixas Automáticos (milhares de euros).
O volume de compras e levantamentos nacionais representou 88,1% do total de compras e levantamentos nos últimos 12 meses.
Figura 1 – Evolução das compras e levantamentos por origem do meio de pagamento (milhares de euros).


