O Indicador do Consumo Privado, para os Açores, registou um acréscimo homólogo de 3,6%.
No mês de fevereiro de 2025, o Indicador do Consumo Privado para os Açores (ICP-Açores) registou, em termos homólogos, um acréscimo de 3,6%, verificando-se uma diminuição de 0,9 pontos percentuais em relação ao valor revisto do mês anterior
Quadro 1 – ICP-Açores (taxa de variação homóloga, em %; média móvel de 7 meses)
Figura 1 – ICP-Açores (taxa de variação homóloga, em %; média móvel de 7 meses)
A informação disponível revelou taxas de variação homólogas positivas em quase todas as séries que constituem o ICP-Açores, com maior intensidade nas séries do Crédito ao consumo concedido às famílias e Bens Alimentares vendidos no comércio a retalho. Ocorreram variações homólogas negativas, com maior significado, nas séries dos Transportes marítimos de passageiros e Transportes aéreos de passageiros.
Nota metodológica
O ICP-Açores é um indicador coincidente, divulgado mensalmente, com um prazo médio de 45 dias sobre a realidade económica a que respeita. O valor divulgado é uma média móvel ponderada e centrada de 7 meses das taxas de variação homóloga do indicador do consumo, calculado em volume. Assim, a análise do seu andamento é feita em termos reais e homólogos. As médias móveis permitem efetuar um alisamento das séries, eliminando parte dos movimentos irregulares, de forma a evidenciar as tendências.
Os valores divulgados poderão sofrer revisões, nos meses seguintes, devido ao tratamento de sazonalidade e de efeitos de calendário e à eventual atualização de alguma das séries de base.
O objetivo do ICP-Açores é indicar o sentido (positivo ou negativo) e a magnitude (maior ou menor) das variações do consumo privado nos Açores. Nesse sentido, o ICP-Açores não deve ser interpretado como a taxa de variação homóloga do consumo privado, tão somente como um indicador dessa grandeza.
O ICP-Açores resulta de uma combinação linear de 13 séries explicativas do consumo privado dos Açores em volume: Gasolina sem chumbo de 95 octanas consumida, Eletricidade consumida pelas famílias, População empregada, Automóveis novos ligeiros de passageiros vendidos, Compras Multibanco (soma de levantamentos em caixas automáticos e pagamentos efetuados em terminais de pagamento automático), Serviços Multibanco (pagamentos de serviços em caixas automáticos), Bens Alimentares vendidos no comércio a retalho, Crédito ao consumo concedido às famílias, Rendas (através da proxy estimada do número de alojamentos), Medicamentos vendidos em farmácias sujeitos a receita médica, Transportes aéreos de passageiros, Transportes marítimos de passageiros e Transportes terrestres de passageiros.

